sexta-feira, 2 de abril de 2010

Tratamento -Método Bobath


O Conceito Neuroevolutivo - Bobath é uma abordagem terapêutica que prioriza a solução de problemas. O conhecimento da Filosofia, Teoria e Princípios do Conceito Neuroevolutivo- Bobath, devem ser enfatizados e considerados em cada sessão de terapia.
O conceito Neuroevolutivo é usado por Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e Terapeutas Ocupacionais. O uso das técnicas de tratamento talvez sejam diferentes entre as diversas especialidades, pois cada um tem objetivos variados, mas a base teórica e o conhecimento da técnica é a mesma.
No Método Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais. Este método é extremamente importante para o desenvolvimento motor da criança, podendo ser aplicado precocemente em bebês, antes que se estabeleçam as desordens de postura e de movimentos, que, em muitos casos, podem ser evitadas.
O objetivo dessa técnica é diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.

Indicações do Método:

- Variar posturas
- Aumentar o controle sobre esta postura
- Simetria do corpo
- Alongamento
- Propriocepção
- Aumentar ou diminuir tônus muscular
- Estimular reação de proteção e equilíbrio
- Estimular extensão de cabeça, tronco e quadril nas crianças hipotônicas
- Suporte de peso para as mãos
- Trabalhar as rotações do tronco
- Trabalhar a dissociação de cintura pélvica e escapular, facilitando a marcha

Fonte:http://corpo-em-movimento.blogspot.com/2009/03/metodo-bobath-o-conceito-bobath-e-um.html

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog. Johanna sou estudante de Terapia Ocupacional, estou no segundo ano do curso. Tenho um seminário para apresentar sobre Método Bobath e gostaria de saber se vc pode disponibilizar algum material sobre esse método. Meu email suhqueiroz.b@hotmail.com.
    Suellen Queiroz estudande de trapia ocupacional da UNCISAL. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  2. ESE MÉTODO DE BOBATH PODE SER APLICADO EM PACIENTES QUE POSSUEM MARCHA ATÁXICA?

    ResponderExcluir
  3. Olá, me passe o local onde posso fazer a pós graduação conceito meuroevolutivo bobath infantil?

    ResponderExcluir