sexta-feira, 2 de abril de 2010

Tratamento -Método Bobath


O Conceito Neuroevolutivo - Bobath é uma abordagem terapêutica que prioriza a solução de problemas. O conhecimento da Filosofia, Teoria e Princípios do Conceito Neuroevolutivo- Bobath, devem ser enfatizados e considerados em cada sessão de terapia.
O conceito Neuroevolutivo é usado por Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos e Terapeutas Ocupacionais. O uso das técnicas de tratamento talvez sejam diferentes entre as diversas especialidades, pois cada um tem objetivos variados, mas a base teórica e o conhecimento da técnica é a mesma.
No Método Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais. Este método é extremamente importante para o desenvolvimento motor da criança, podendo ser aplicado precocemente em bebês, antes que se estabeleçam as desordens de postura e de movimentos, que, em muitos casos, podem ser evitadas.
O objetivo dessa técnica é diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.

Indicações do Método:

- Variar posturas
- Aumentar o controle sobre esta postura
- Simetria do corpo
- Alongamento
- Propriocepção
- Aumentar ou diminuir tônus muscular
- Estimular reação de proteção e equilíbrio
- Estimular extensão de cabeça, tronco e quadril nas crianças hipotônicas
- Suporte de peso para as mãos
- Trabalhar as rotações do tronco
- Trabalhar a dissociação de cintura pélvica e escapular, facilitando a marcha

Fonte:http://corpo-em-movimento.blogspot.com/2009/03/metodo-bobath-o-conceito-bobath-e-um.html

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog. Johanna sou estudante de Terapia Ocupacional, estou no segundo ano do curso. Tenho um seminário para apresentar sobre Método Bobath e gostaria de saber se vc pode disponibilizar algum material sobre esse método. Meu email suhqueiroz.b@hotmail.com.
    Suellen Queiroz estudande de trapia ocupacional da UNCISAL. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  2. ESE MÉTODO DE BOBATH PODE SER APLICADO EM PACIENTES QUE POSSUEM MARCHA ATÁXICA?

    ResponderExcluir