sábado, 13 de novembro de 2010

Integração Sensorial

O mundo que nos cerca é repleto de informações que chegam até nós por meio de nossos sistemas sensoriais (auditivo, tátil, visual, de movimento, de posição do corpo). Estas informações, que chegam primeiro a nossas estruturas receptoras de sensação, são conduzidas ao sistema nervoso central para serem organizadas e para que possamos dar alguma resposta sobre a informação recebida. O processo de organização das informações recebidas do próprio corpo e do ambiente, para produzir uma resposta adequada a cada situação, é chamado de Integração Sensorial. A Integração Sensorial é importante para a aprendizagem e para a organização de nosso comportamento.


Sistemas Sensoriais:

Em geral, conhecemos a visão, audição, gustação e olfato, mas outros sistemas relacionados à sensação corporal e ao controle do movimento também são importantes:


Sistema Tátil

O sistema tátil nos informa sobre aquilo que está em contato com nossa pele. Podemos assim perceber se algo está quente ou frio (sensação da temperatura), se é áspero ou macio (sensação da textura), ou ainda podemos reconhecer um objeto no escuro, somente pelo toque (estereognosia) ou mesmo podemos manejar um objeto, como um lápis, na mão. A sensação tátil também auxilia em nossa proteção, informando-nos sobre o perigo para que possamos reagir e nos afastar.



Sistema Vestibular

Este sistema fica localizado na parte mais interna de nosso ouvido, e é capaz de informar sobre as mudanças de posição da cabeça e do corpo. Esse sistema também é importante pelo nosso tônus muscular, pela coordenação dos dois lados do corpo e por mantermos a cabeça em posição ereta contra a gravidade. De modo automático, o sistema vestibular coordena os movimentos de nossos olhos, cabeça e corpo. É importante para nosso equilíbrio, pela coordenação olho-mão e pela coordenação bilateral (dos sois lados do corpo). Assim, podemos andar, nos manter sentados, jogar bola e até copiar no caderno um texto do quadro.


Sistema Proprioceptivo

O sentido da propriocepção nos informa sobre a posição do corpo no espaço. Os receptores deste sentido estão em nossos músculos, articulações e tendões, sendo muito importantes para o planejamento dos movimentos. Assim, podemos escrever um texto numa folha de papel sem termos que ficar olhando cada ação de nossa mão, ou ainda pentearmos os cabelos, sem precisar de um espelho.

Uma boa organização de nossos sistemas sensoriais nos possibilita adquirir habilidades para concentrar, aprender os conteúdos acadêmicos, pensar de modo abstrato, além de contribuírem para nossa auto-estima, autoconfiança e autocontrole.

Sinais de Transtorno da Integração Sensorial

Uma criança com transtornos de integração sensorial, em geral, apresenta mais de um dos seguintes sinais:

-Pouca ou muita sensibilidade ao toque, ao movimento, a estímulos visuais e auditivos;

-Medo excessivo de altura, de movimento e de brinquedos de parque;

-Criança excessivamente ativa ou muito lenta, que se cansa facilmente;

-Atraso na fala e linguagem;

-Pobre coordenação motora e equilíbrio;

-Problemas na escrita;

-Dificuldades em planejar movimentos e seqüenciar tarefas;

-Comportamento impulsivo ou disperso;

-Dificuldade para brincar e fazer amigos;

-Perde o controle emocional facilmente, chorando com freqüência;

-Criança desmotivada, com baixa-estima e que evita novas atividades e desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário